domingo, 27 de julho de 2008

A Coleta Seletiva do lixo pode ser lucrativa?

Atividade 3 - Desafio

A questão é:
O lixo recolhido das casas pode ir para o lixão ou para o aterro sanitário; pode também ser incinerado, virar adubo ou ter uma parte reciclada. A reciclagem diminui a poluição do ambiente, reduz volume de lixo, gera trabalho e empregos e ajuda a poupar árvores, energia e minerais.
O objetivo desta atividade é estimular os alunos a reflexão sobre a produção e o consumo de bens supérfluos e sobre a necessidade de diminuir a velocidade com que os recursos naturais do planeta vem sendo explorados.
A pesquisa pretende estimular o envolvimento do estudante com uma questão que afeta toda a comunidade "o destino do lixo e a sua reciclagem".
Reduzir significa diminuir o desperdício: não adquirir embalagens inúteis e, sempre que possível, substituir produtos descartáveis pelos duráveis (toalhas de pano em vez de papel, por exemplo); racionalizar a quantidade de material impresso; tirar fotocópias na frente e verso do papel; limitar o consumo de água (não escovar os dentes com a torneira aberta, por exemplo). Reutilizar é aproveitar algo que já foi usado: usar como rascunho o verso de uma folha já impressa; comprar produtos que tenham recargas; fazer doações de brinquedos, livros e roupas para institições de caridade, bibliotecas, etc. Com a reciclagem, uma parte do lixo pode ser utilizada como matéria-prima para fabricação de novos produtos. Para isso no entanto, é preciso pressionar o governo de cada cidade para que estabeleça a coleta seletiva de lixo, separando os materiais que podem ser reciclados, e dar preferência aos produtos de material reciclado e reciclável.
O objetivo é fazer o aluno perceber, na prática, que a reciclagem é possível. O professor pode aproveitar e discutir com os alunos por que a reciclagem é importante.

Um comentário:

SERGIO disse...

Devemos sempre achar novos desafios.
Sucesso.....